Tatuagens de corujas são bastante marcantes, não dá para esquecer ou confundir o desenho de alguém que resolver tatuar uma coruja. Mas o que elas significam?
A Sabedoria da Coruja
A imagem da coruja sempre remete à noite. Por ser um animal que dá as caras no escuro, sua atenção e vigília constantes precisam ser capazes de ir além das trevas. É tão atenciosa como uma “mãe coruja”, a ponto de só piscar um olho – sim, corujas só piscam um dos olhos. Aliás, seus grandes olhos corroboram com a imagem da percepção apurada – a coruja veria o que os outros não veem, uma espécie de intuição capaz de ver além de todo fingimento e alcançar o “real”. Há até quem diga que o animal é portador do “terceiro olho’.
Muito por conta de ser aquela que conhece os segredos da noite, além de ser ela própria um segredo noturno, também simboliza a sabedoria, sendo muito associada ao conhecimento da filosofia. Outro aspecto relacionado ao espírito da coruja é como anunciador da mudança, mudança esta que comumente é vista como a morte literalmente, mas que pode ser metafórica, uma transição de vida mesmo.
A Coruja e a Bruxaria
Curiosamente, apesar de representar a sabedoria, portanto aquela que carrega as luzes do esclarecimento, por ser uma ave noturna e silenciosa a coruja é também relacionada ao oposto extremo: à obscuridade. Por isso as pessoas sentem medo, como de tudo mais que carrega consigo um ar de secreto, e para muitos encontrar uma coruja em seu caminho é sinal de mau agouro. É muito associada ainda à bruxaria e magia negra, e além disso há ainda os que dizem que o animal é dotado de poderes psíquicos, inclusive sendo representante do Anjo da Morte.
A Coruja em outras Culturas
Entre os indígenas americanos a coruja e a águia são vistas como uma espécie de opostos, tanto que a coruja é chamada de “Águia da Noite”. Enquanto ela tem uma ligação forte com a noite e a lua, a águia por sua vez se liga ao sol. Já citamos a bruxaria, e a coruja é ligada à bruxaria também entre algumas tribos indígenas americanas, além de ser vista como companheira da bruxa na cultura europeia. Na tradição asteca em especial é associada também à morte, e entre os celtas há também essa relação, principalmente se ela entra pela janela de uma casa em que está um doente, sendo vista como o responsável pela passagem da alma para o mundo dos mortos.
Na mitologia grega a coruja também aparece com destaque, como representação de Atena, deusa da sabedoria e da guerra. Dentre os romanos uma pena de coruja colocada próxima ao travesseiro de alguém significava que este teria seus segredos revelados durante o sono. Ainda entre os de Roma, uma coruja piando sobre um edifício público anunciava a morte de uma importante pessoa da comunidade.
Enfim, o que é certo é que a rica mitologia que cerca esse animal misterioso e instigante que é a coruja dá margem a muitas interpretações sobre o que uma tattoo em que ela figura de fato simboliza. É mais comum ser tatuada nos braços, pulsos e pés tanto de homens quanto de mulheres.
As tatuagens de andorinhas possuem uma história e simbolismo muito ricos ao redor do mundo. Em sua maioria as tatuagens de andorinhas são muito delicadas e possuem vários significados.
Para milhares de pessoas durante os séculos, as tatuagens de andorinhas eram diretamente ligadas à saúde, bem estar, lealdade e os vigores de uma viagem de longa distância.
Um dos significados mais conhecidos é ligado diretamente aos marinheiros, que geralmente fazem essa tatuagem como símbolo de boa sorte e esperança de volta para casa, pois as andorinhas não voam para locais muito longe da terra firme. Ver uma andorinha no mar significa que a terra está próxima.
Outro fator é que as andorinhas quando migram, retornam para casa todos os anos, não importando onde estiverem.
Outro significado para as tatuagens de andorinhas é ligado ao amor. Como as andorinhas são aves que possuem um único parceiro para toda sua vida, geralmente são feitas como simbologia para amor e lealdade a familia ou parceiros.
Como alternativa à tatuar nomes, os casais que desejam tatuar juntos, podem tatuar andorinhas.
Origem das tatuagens de andorinhas
Segundo fontes, a origem das tatuagens de andorinhas teve origem em um navio chamado Swallow (andorinha em inglês). Tal navio sofreu um motim, e os 7 tripulantes que organizaram o motim tinham uma tatuagem de andorinha no peito.
Depois do ocorrido, cita-se que este estilo de tatuagem começou a ser realizado por marinheiros de acordo com sua experiência de navegação. A cada 5 mil milhas náuticas (aproximadamente 9250km) um marinheiro tinha uma andorinha tatuada em seu peito.
+ significados de tatuagens de andorinhas
Em algumas culturas, a primeira andorinha da primavera é um sinal de boaventura, e/ou sucesso financeiro. Para garantir riqueza, duas moedas precisam ser esfregadas entre si enquanto observa o vôo do pássaro.
Uma tatuagem de duas andorinhas representa liberdade. É uma tatuagem bastante popular entre pessoas que acabaram de sair da prisão.
No Reino Unido uma tatuagem de andorinha nos punhos pode simboliza que a pessoa é um bom lutador, com grande agilidade para uma luta
Algumas gangues, especialmente relacionadas à Skinheads e Supremacia branca também utilizam as andorinhas tatuadas.
A tatuagem de Dente de Leão é uma das mais feitas, principalmente por mulheres. É uma flor comum que encontramos com facilidade mas que tem um significado muito importante, complexo e positivo principalmente quando se trata de uma tatuagem. O Dente de Leão é uma flor encontrada na Europa, Ásia, América do Sul e do Norte. Através de 30 anos de evolução, ela encontrou seu caminho entre uma das flores que você tem a garantia de ver a cada verão. Em determinada fase, quando a flor é soprada ela se desfaz com facilidade. As sementes são levadas pelo vento, se espalham e, no período certo, florescem novamente.
Significado da tatuagem de Dente de Leão:
Uma tatuagem de Dente de Leão costuma significar ternura, delicadeza, atitude, magia, boa sorte, infância, juventude, alegria, romance, flexibilidade, agilidade e liberdade, além de positividade e crescimento. Em suma, uma tatuagem de dente de leão significa apenas coisas boas de natureza positiva.
Para quem tem interesse em fazer uma tatuagem que simbolize tudo que há de bom no mundo, a Tatuagem de Dente de Leão é uma ótima escolha...
Não há primeira vez fácil em nada na vida. O misto de ansiedade, nervosismo e inexperiência dão ao indivíduo uma descarga adrenérgica semelhante ao medo. A escolha da primeira tatuagem tem todos esses ingredientes, aliado à percepção que o mundo terá da pessoa tatuada. Cercar-se de certezas e cuidados é o primeiro passo para que a tatuagem seja motivo de orgulho e prazer.
A tatuagem é para sempre?
Existem técnicas de remoção de tatuagem aos que se arrependem do desenho ou tema escolhido, mas nenhuma delas livra a pessoa das cicatrizes causadas pelo equívoco. Por isso, mesmo que a tatuagem seja eliminada, ela ainda deixará marcas literais em sua pele. Querendo ou não, uma tatuagem é para sempre e as perguntas que devem ser feitas e respondidas por quem quer se tatuar são as seguintes:
- “Eu realmente quero fazer uma tatuagem?”
- “Há algum impedimento profissional caso eu faça uma tatuagem?”
- “Quais temas ou desenhos eu mais gosto?”
- “Em que parte do corpo vou desenhar a tatuagem?”
A escolha do desenho e da tatuagem
A diferença entre homens e mulheres ainda determina a escolha do desenho, com as proverbiais exceções de praxe. Contudo, devem-se evitar desenhos inspirados em eventos muito pontuais. Veja alguns exemplos:
- O nome de um namorado, namorada, amigo, amiga ou pessoa fora do círculo familiar de primeiro grau.
- Imagens que remetam a times de futebol, graças principalmente ao fanatismo.
- Símbolos ofensivos ou preconceituosos.
- Imagens excessivamente pueris ou sexualmente explícitas.
A imaginação não deve ser tolhida, apenas adaptada à sua realidade familiar e profissional. Na hora da escolha da tatuagem, prefira imagens já cultuadas, como as formas tribais inspiradas na tatuagem maori, animais selvagens, personagens cultuados, flores e borboletas, formas geométricas e abstrações sutis, entre outros.
A escolha do tatuador
Uma tattoo é uma representação artística gravada indelevelmente na pele, por isso a segurança, a higiene e a confecção da tatuagem precisa das mãos hábeis de um tatuador profissional. Como é difícil saber se um estúdio de tatuagem é bom na primeira vez, alguns passos devem ser seguidos.
- Procure referências com pessoas que fazem tatuagem regularmente. Veja alguns exemplos na pele destas pessoas e foque no desenho que mais agradou seu senso estético.
- Não se iluda com preços baixos. A velha e batida regra “o barato sai caro” é a principal a ser seguida por quem quer uma tatuagem de qualidade. Afinal, sua pele é que irá sofrer as consequências de um trabalho de tatuagem mal feito.
- Nunca despreze a higiene. Nunca! Verifique previamente as instalações do estúdio de tatuagem e preste atenção no uso dos equipamentos. Exija esterilização e produtos descartáveis.
- Um tatuador profissional consegue representar com fidedignidade o desenho escolhido pelo cliente, mas não se iluda com a beleza do desenho no papel. Observe sempre o produto final em outras pessoas e atente para o cuidado com a forma e as tonalidades.
Cuidados após a tatuagem
A tatuagem foi feita, mas o resultado não era exatamente o que você queria? Nem poderia ser diferente. Considere uma tatuagem como um “ferimento consentido” feito em sua pele, e todo o ferimento precisa de um tempo de cicatrização. Se a escolha do tatuador for feita de maneira correta, a tatuagem terá suas cores e traços definitivos após uma média de duas semanas.
Num primeiro momento, o tatuador coloca uma bandagem protetora que deverá ficar sobre a tatuagem por pelo menos três horas. Após esse período, deve-se higienizar o local com água e sabão neutro. O tratamento pós-tatuagem inclui o uso de pomadas tópicas específicas e hidratação. A tatuagem recém-desenhada não pode receber raios solares diretos, por isso se a área tatuada estiver descoberta deve-se usar protetor solar com alto FPS. Deve-se evitar o consumo de frutos do mar e ovos, além de banhos de piscina e de mar.