Translate

terça-feira, 14 de julho de 2015

Tem espaço, faz tatuagem...


A dor de uma tatuagem...

Uma das perguntas mais frequentes que alguém que está a contemplar fazer uma tatuagem faz é: “vai doer”? A resposta é simples: claro que sim. E porquê? Uma tatuagem implica a oscilação de um conjunto de agulhas sobre a pele, que entram e saem rápida e repetidamente da mesma, cerca de 80 a 150 vezes por segundo! Mas espere…antes de desistir da ideia, saiba que o nível de dor também varia consoante cada pessoa, depende do local onde a tatuagem será feita e a sua dimensão, sem esquecer a perícia e a experiência do tatuador.


Qual a sensação?

Embora não seja particularmente fácil descrever qual a sensação de ser tatuado, algumas das descrições mais recorrentes incluem: é semelhante a um escaldão, parece que se está a ser picado por uma abelha, um grande arranhão, uma sensação de calor, desconfortável ou simplesmente irritante. Também parece ser consensual que fazer o contorno do desenho é um pouco mais doloroso do que o seu preenchimento. Curiosamente, as pessoas que já enfrentaram algum tipo de cirurgia e as mulheres que já deram à luz, são normalmente quem diz que “não dói nada”! Por outro lado, a maioria das pessoas sente algum incômodo nos primeiros minutos, mas depressa se habituam e chegam à conclusão que “não é tão mau como pensava”! Consequentemente, a dor é substituída pelas endorfinas, até porque a partir de agora o pensamento está apenas concentrado em ver o resultado final!
Os grandes medos

O medo da dor que uma tatuagem supostamente vai infligir está por vezes relacionado com outros receios: o medo de agulhas e/ou de sangue! O primeiro é facilmente resolvido – basta fazer a tatuagem num local onde não está a assistir ao processo ou então não olhar; quanto ao segundo, é muito raro alguém sangrar ao ser tatuado, a não ser que tenha bebido álcool ou tomado aspirina (ou outro medicamento que possa contribuir para a diluição do sangue) imediatamente antes. Para além disso, as agulhas apenas penetram poucos milímetros da pele e, ao longo de toda a sessão, o tatuador limpa vezes sem conta a área de trabalho.
Onde dói mais e menos?

Para ficar com uma ideia da sensibilidade das diferentes zonas do seu corpo que pode estar a contemplar tatuar, faça esta experiência: belisque a zona superior do braço e depois a parte de cima do pé. Dói mais no pé, não é verdade? Regra geral, as zonas com mais músculo e/ou gordura doem bastante menos do que aquelas partes do corpo com uma alta concentração de nervos, com ossos apenas e ainda algumas zonas erógenas.


Mais probabilidade de dor:


- Órgãos genitais ou próximo dos mesmos
- Interior das coxas
- Tornozelos
- Pés
- Mãos
- Esterno (osso situado na parte anterior do tórax)
- Costelas
- Peito (principalmente para os homens)
- Zona inferior das costas
- Espinha dorsal
- Cabeça
- Qualquer zona da cara
- Pescoço
- Por de trás das orelhas
- Axilas


Menos probabilidade de dor:

- Omoplatas
- Braços
- Barriga da perna
- Exterior das coxas
- Nádegas
- Prevenir a dor


Existem histórias dramáticas que incluem choro e até desmaios durante uma tatuagem mas estes são, sem dúvida, casos isolados. O que pode acontecer é que a pessoa está tão ansiosa que os nervos apoderam-se de toda a situação, tornando a experiência insuportável; ou então não se alimentou corretamente antes da sessão; ou por outro lado, está a fazer uma tatuagem muito grande e o corpo está a responder negativamente a várias horas passadas nas mãos de um tatuador.

Para prevenir contra uma sessão dolorosa, considere as seguintes sugestões:
Descubra tudo o que puder sobre tatuagem – quanto mais bem informado estiver, mais preparado estará na hora da verdade.
Peça referências e não descanse até encontrar um tatuador com o qual se sinta realmente confortável.

Pode sempre escolher uma zona do corpo à partida menos dolorosa para fazer uma primeira tatuagem, mas se o que realmente quer é tatuar o tornozelo, por exemplo, peça ao tatuador para fazer um ensaio prévio com as agulhas (e sem a tinta!) para ter uma ideia do que vai sentir.

Mentalize-se que a dor faz parte da arte de tatuar, sendo por isso mesmo, e em simultâneo com o seu principal significado, um símbolo de tolerância e paciência.

Não está sozinho! Todas as pessoas que fazem uma primeira tatuagem (ou até mais!) vivem a mesma ansiedade inicial, por isso, pode ser reconfortante falar com alguém que já seja tatuado! Aproveite para lhe colocar todas as suas dúvidas.

Como cliente pagante, está no seu direito de pedir ao tatuador uma pausa ou até para terminar a sessão mais cedo, retomando-a noutro dia (isto é especialmente relevante se a tatuagem for muito grande e/ou complexa). Não se preocupe, os tatuadores estão habituados a lidar com todo o tipo de cliente e cada caso é um caso!

Quanto mais relaxado estiver, mais fácil será “aguentar” todo o processo. Valerá sempre a pena se pensar na obra de arte que vai poder exibir no final da sessão!

Tatuagens que deram errado

Eu gosto de tatuagens, tenho várias, vou fazer mais, acho legal e ponto final. Mas, este artigo não é sobre uma discussão madura de tatuagens e os seus conceitos artísticos. Seria muito pouco para um blog que se preze ficar comentando somente sobre tatuagens lindas e maravilhosas. E é por isto que eu resolvi adentrar no maravilhoso mundo das tatuagens horríveis, um universo muito mais interessante e polêmico.

Existe um absurdo de tatuagens toscas, seja em conceito ou em execução, e uma galera que as ostenta por aí, com o maior orgulho da cagada feita no próprio corpo. Foi com muito trabalho que eu resolvi catar algumas das tatuagens mais horríveis que eu já vi, para mostrar para este pessoal que, sim, suas obras vão ser lembradas eternamente. 


A intenção é fazer com que as pessoas reflitam e pensem muito bem antes de rabiscar qualquer coisa na pele, pois tatuagem é algo pra vida toda...













terça-feira, 9 de junho de 2015

Tatuagens de corujas

Tatuagens de corujas são bastante marcantes, não dá para esquecer ou confundir o desenho de alguém que resolver tatuar uma coruja. Mas o que elas significam?


A Sabedoria da Coruja


A imagem da coruja sempre remete à noite. Por ser um animal que dá as caras no escuro, sua atenção e vigília constantes precisam ser capazes de ir além das trevas. É tão atenciosa como uma “mãe coruja”, a ponto de só piscar um olho – sim, corujas só piscam um dos olhos. Aliás, seus grandes olhos corroboram com a imagem da percepção apurada – a coruja veria o que os outros não veem, uma espécie de intuição capaz de ver além de todo fingimento e alcançar o “real”. Há até quem diga que o animal é portador do “terceiro olho’.

Muito por conta de ser aquela que conhece os segredos da noite, além de ser ela própria um segredo noturno, também simboliza a sabedoria, sendo muito associada ao conhecimento da filosofia. Outro aspecto relacionado ao espírito da coruja é como anunciador da mudança, mudança esta que comumente é vista como a morte literalmente, mas que pode ser metafórica, uma transição de vida mesmo.


A Coruja e a Bruxaria


Curiosamente, apesar de representar a sabedoria, portanto aquela que carrega as luzes do esclarecimento, por ser uma ave noturna e silenciosa a coruja é também relacionada ao oposto extremo: à obscuridade. Por isso as pessoas sentem medo, como de tudo mais que carrega consigo um ar de secreto, e para muitos encontrar uma coruja em seu caminho é sinal de mau agouro. É muito associada ainda à bruxaria e magia negra, e além disso há ainda os que dizem que o animal é dotado de poderes psíquicos, inclusive sendo representante do Anjo da Morte.


A Coruja em outras Culturas


Entre os indígenas americanos a coruja e a águia são vistas como uma espécie de opostos, tanto que a coruja é chamada de “Águia da Noite”. Enquanto ela tem uma ligação forte com a noite e a lua, a águia por sua vez se liga ao sol. Já citamos a bruxaria, e a coruja é ligada à bruxaria também entre algumas tribos indígenas americanas, além de ser vista como companheira da bruxa na cultura europeia. Na tradição asteca em especial é associada também à morte, e entre os celtas há também essa relação, principalmente se ela entra pela janela de uma casa em que está um doente, sendo vista como o responsável pela passagem da alma para o mundo dos mortos.

Na mitologia grega a coruja também aparece com destaque, como representação de Atena, deusa da sabedoria e da guerra. Dentre os romanos uma pena de coruja colocada próxima ao travesseiro de alguém significava que este teria seus segredos revelados durante o sono. Ainda entre os de Roma, uma coruja piando sobre um edifício público anunciava a morte de uma importante pessoa da comunidade.

Enfim, o que é certo é que a rica mitologia que cerca esse animal misterioso e instigante que é a coruja dá margem a muitas interpretações sobre o que uma tattoo em que ela figura de fato simboliza. É mais comum ser tatuada nos braços, pulsos e pés tanto de homens quanto de mulheres.

Tatuagens de andorinha e seu significado

As tatuagens de andorinhas possuem uma história e simbolismo muito ricos ao redor do mundo. Em sua maioria as tatuagens de andorinhas são muito delicadas e possuem vários significados.
Para milhares de pessoas durante os séculos, as tatuagens de andorinhas eram diretamente ligadas à saúde, bem estar, lealdade e os vigores de uma viagem de longa distância.
Um dos significados mais conhecidos é ligado diretamente aos marinheiros, que geralmente fazem essa tatuagem como símbolo de boa sorte e esperança de volta para casa, pois as andorinhas não voam para locais muito longe da terra firme. Ver uma andorinha no mar significa que a terra está próxima.
Outro fator é que as andorinhas quando migram, retornam para casa todos os anos, não importando onde estiverem.
Outro significado para as tatuagens de andorinhas é ligado ao amor. Como as andorinhas são aves que possuem um único parceiro para toda sua vida, geralmente são feitas como simbologia para amor e lealdade a familia ou parceiros.
Como alternativa à tatuar nomes, os casais que desejam tatuar juntos, podem tatuar andorinhas.
Origem das tatuagens de andorinhas
Segundo fontes, a origem das tatuagens de andorinhas teve origem em um navio chamado Swallow (andorinha em inglês). Tal navio sofreu um motim, e os 7 tripulantes que organizaram o motim tinham uma tatuagem de andorinha no peito.
Depois do ocorrido, cita-se que este estilo de tatuagem começou a ser realizado por marinheiros de acordo com sua experiência de navegação. A cada 5 mil milhas náuticas (aproximadamente 9250km) um marinheiro tinha uma andorinha tatuada em seu peito.
+ significados de tatuagens de andorinhas
Em algumas culturas, a primeira andorinha da primavera é um sinal de boaventura, e/ou sucesso financeiro. Para garantir riqueza, duas moedas precisam ser esfregadas entre si enquanto observa o vôo do pássaro.
Uma tatuagem de duas andorinhas representa liberdade. É uma tatuagem bastante popular entre pessoas que acabaram de sair da prisão.
No Reino Unido uma tatuagem de andorinha nos punhos pode simboliza que a pessoa é um bom lutador, com grande agilidade para uma luta
Algumas gangues, especialmente relacionadas à Skinheads e Supremacia branca também utilizam as andorinhas tatuadas.








Tatuagem de dente de leão

A tatuagem de Dente de Leão é uma das mais feitas, principalmente por mulheres. É uma flor comum que encontramos com facilidade mas que tem um significado muito importante, complexo e positivo principalmente quando se trata de uma tatuagem. O Dente de Leão é uma flor encontrada na Europa, Ásia, América do Sul e do Norte. Através de 30 anos de evolução, ela encontrou seu caminho entre uma das flores que você tem a garantia de ver a cada verão.  Em determinada fase, quando a flor é soprada ela se desfaz com facilidade. As sementes são levadas pelo vento, se espalham e, no período certo, florescem novamente.

Significado da tatuagem de Dente de Leão:

Uma tatuagem de Dente de Leão costuma significar ternura, delicadeza, atitude, magia, boa sorte, infância, juventude, alegria, romance, flexibilidade, agilidade e liberdade, além de positividade e crescimento. Em suma, uma tatuagem de dente de leão significa apenas coisas boas de natureza positiva.

Para quem tem interesse em fazer uma tatuagem que simbolize tudo que há de bom no mundo, a Tatuagem de Dente de Leão é uma ótima escolha...


segunda-feira, 8 de junho de 2015

Dicas sobre a primeira tatuagem



Não há primeira vez fácil em nada na vida. O misto de ansiedade, nervosismo e inexperiência dão ao indivíduo uma descarga adrenérgica semelhante ao medo. A escolha da primeira tatuagem tem todos esses ingredientes, aliado à percepção que o mundo terá da pessoa tatuada. Cercar-se de certezas e cuidados é o primeiro passo para que a tatuagem seja motivo de orgulho e prazer.


A tatuagem é para sempre?

Existem técnicas de remoção de tatuagem aos que se arrependem do desenho ou tema escolhido, mas nenhuma delas livra a pessoa das cicatrizes causadas pelo equívoco. Por isso, mesmo que a tatuagem seja eliminada, ela ainda deixará marcas literais em sua pele. Querendo ou não, uma tatuagem é para sempre e as perguntas que devem ser feitas e respondidas por quem quer se tatuar são as seguintes:
  • “Eu realmente quero fazer uma tatuagem?”
  • “Há algum impedimento profissional caso eu faça uma tatuagem?”
  • “Quais temas ou desenhos eu mais gosto?”
  • “Em que parte do corpo vou desenhar a tatuagem?”

A escolha do desenho e da tatuagem

A diferença entre homens e mulheres ainda determina a escolha do desenho, com as proverbiais exceções de praxe. Contudo, devem-se evitar desenhos inspirados em eventos muito pontuais. Veja alguns exemplos:
  • O nome de um namorado, namorada, amigo, amiga ou pessoa fora do círculo familiar de primeiro grau.
  • Imagens que remetam a times de futebol, graças principalmente ao fanatismo.
  • Símbolos ofensivos ou preconceituosos.
  • Imagens excessivamente pueris ou sexualmente explícitas.
A imaginação não deve ser tolhida, apenas adaptada à sua realidade familiar e profissional. Na hora da escolha da tatuagem, prefira imagens já cultuadas, como as formas tribais inspiradas na tatuagem maori, animais selvagens, personagens cultuados, flores e borboletas, formas geométricas e abstrações sutis, entre outros.

A escolha do tatuador

Uma tattoo é uma representação artística gravada indelevelmente na pele, por isso a segurança, a higiene e a confecção da tatuagem precisa das mãos hábeis de um tatuador profissional. Como é difícil saber se um estúdio de tatuagem é bom na primeira vez, alguns passos devem ser seguidos.
  • Procure referências com pessoas que fazem tatuagem regularmente. Veja alguns exemplos na pele destas pessoas e foque no desenho que mais agradou seu senso estético.
  • Não se iluda com preços baixos. A velha e batida regra “o barato sai caro” é a principal a ser seguida por quem quer uma tatuagem de qualidade. Afinal, sua pele é que irá sofrer as consequências de um trabalho de tatuagem mal feito.
  • Nunca despreze a higiene. Nunca! Verifique previamente as instalações do estúdio de tatuagem e preste atenção no uso dos equipamentos. Exija esterilização e produtos descartáveis.
  • Um tatuador profissional consegue representar com fidedignidade o desenho escolhido pelo cliente, mas não se iluda com a beleza do desenho no papel. Observe sempre o produto final em outras pessoas e atente para o cuidado com a forma e as tonalidades.

Cuidados após a tatuagem

A tatuagem foi feita, mas o resultado não era exatamente o que você queria? Nem poderia ser diferente. Considere uma tatuagem como um “ferimento consentido” feito em sua pele, e todo o ferimento precisa de um tempo de cicatrização. Se a escolha do tatuador for feita de maneira correta, a tatuagem terá suas cores e traços definitivos após uma média de duas semanas.
Num primeiro momento, o tatuador coloca uma bandagem protetora que deverá ficar sobre a tatuagem por pelo menos três horas. Após esse período, deve-se higienizar o local com água e sabão neutro. O tratamento pós-tatuagem inclui o uso de pomadas tópicas específicas e hidratação. A tatuagem recém-desenhada não pode receber raios solares diretos, por isso se a área tatuada estiver descoberta deve-se usar protetor solar com alto FPS. Deve-se evitar o consumo de frutos do mar e ovos, além de banhos de piscina e de mar.